Unimontes

Informações Gerais

O Polo de Telessaúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) compõe o Núcleo de Telemedicina do Hospital Universitário Clemente de Faria.

O Núcleo de Telemedicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), instalado no Hospital Universitário Clemente de Faria é parceiro da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) desde seu início em 2005, tendo participado ativamente do planejamento e implantação do Projeto Minas Telecárdio, precursor das atividades de teleassistência em municípios remotos no estado.

Sendo o único polo da RTMG na região norte do estado, desempenha papel estratégico na Rede, sendo responsável pelo monitoramento dos serviços de telessaúde em expressivo número de municípios. Além disso, coordena o serviço de suporte técnico virtual da RTMG.

Conta com uma sala equipada com sistema de videoconferência, que permite que  pesquisadores, professores e acadêmicos da área de graduação e participantes dos cursos de residência médica, mestrado e doutorado possam aprofundar seus conhecimentos, por intermédio de palestras e aulas, transmitidas através de videoconferências.

Participa ativamente de vários projetos de pesquisa da Rede, como o Projeto SIGTEL Finep, especialmente no módulo de Hipertensão Arterial (TeleHAS), na implantação de eletrocardiogramas digitais nas Ambulâncias do SAMU da região Macro Norte Ampliada, para o atendimento e tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio e Síndromes Coronarianas Agudas, na Urgência (Projeto Minas Telecardio 2).

Em janeiro de 2015, iniciou a implantação do projeto TeleReg/Moc, através da RTMG, que visa a redução das filas de pacientes em espera para atendimento com especialistas por meio de atividades de telessaúde.

O polo propicia a integração de grupos de pesquisadores de diferentes Universidades, como o SAMITROP, que integra pesquisadores de São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG, UFSJ e Unimontes), em projetos sobre Doença de Chagas.

O programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes tem incentivado a pesquisa na área da telessaúde, incluindo a utilização dos dados da RTMG, em seu programa de mestrado e doutorado.

O polo também se destaca pela articulação política e integração com os governos municipal e estadual.

Equipe

Contato

Av. Cula Mangabeira, 562, B. Santo Expedito, CEP 39401-002, Montes Claros –MG

Telefone: 55 38 3224-8374

Acesse a página da instituição: http://unimontes.br/

4