Tele Minas Saúde

Resumo

O Projeto “Tele Minas Saúde” é o serviço de telessaúde do estado de Minas Gerais desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e a Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG). Na estrutura da SES/MG o projeto está alocado no Programa Estruturador Saúde Integrada.

O projeto foi celebrado por meio de convênio com a SES/MG em 2009 com o objetivo de implantar serviços de telessaúde em 328 municípios do estado, além de garantir a manutenção dos serviços nos 82 municípios do Projeto Minas Telecardio e nos 97 municípios do Projeto Expansão Minas Telecardio. Em 2011, foi feito aditivo ao convênio com a SES/MG para inclusão de mais 50 municípios ao projeto Tele Minas Saúde.

A partir de junho/2012, a prestação dos serviços de telessaúde para os municípios do projeto Tele Minas Saúde foi pactuado através de contrato de prestação de serviços. Em 2014, foi feito aditivo ao contrato para expansão da telessaúde para mais 103 municípios, totalizando 660 municípios cobertos pelo projeto.

Os serviços de teleassistência contratados são:

  • teleconsultorias off line em diversas áreas da saúde;
  • teleconsultorias on line (atendimentos de urgências cardiológicas);
  • laudos de eletrocardiogramas à distância.

A implantação do Tele Minas Saúde foi realizada por meio de oficinas regionais desenvolvidas em parceria com as Gerências Regionais de Saúde (GRS) incluindo diversas atividades voltadas para a preparação do município para a utilização do sistema.

Período: a partir de 2009.

Financiador

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).