Sobre a Rede de Teleassistência de MG

rede-de-teleassistencia2

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) é uma parceria de sete universidades públicas que tem por objetivo desenvolver, implementar e avaliar sistemas de telessaúde. As instituições participantes são o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), centro coordenador da Rede, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Campus Cento-Oeste “Dona Lindu” (CCO) localizado em Divinópolis e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Criada em 2005 com recursos públicos do governo do estado de Minas Gerais, FAPEMIG e FINEP, conecta especialistas de hospitais universitários a profissionais de saúde remotos por meio de atividades de telediagnóstico e teleconsultorias, além de oferecer sistemas de apoio à decisão. Em 10 anos de operação, desenvolveu sistemas, modelos de teleassistência e manutenção de serviço em larga escala, expandiu significativamente a cobertura e os tipos de serviços oferecidos.

Seus serviços estão conectados à Atenção Primária, Secundária, Urgência e ambulâncias. Desenvolve diversas pesquisas e estudos em telessaúde, com financiamentos de agências nacionais e internacionais. O corpo diretivo é composto de professores, doutores, mestres e especialistas com ampla experiência em telessaúde.