Teleconsultorias


acesse-o-servico

cadastro

Teleconsultoria constitui “consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho” (Portaria 2.546, 27/10/2011, Ministério da Saúde).

O processo de solicitação e resposta a uma teleconsultoria ocorre entre um ou mais profissionais de saúde solicitantes e um ou mais teleconsultores.

As atividades de teleconsultoria são de apoio assistencial com caráter educacional. Assim sendo, visam ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. Devem ser baseadas na melhor evidência científica disponível, adaptada à realidade local.1

Nas teleconsultorias síncronas (on line) a discussão ocorre em tempo real, enquanto nas assíncronas (off line) a questão enviada pelo solicitante é posteriormente respondida pelo teleconsultor.

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) oferece serviço de teleconsultorias assíncronas, em que as solicitações são encaminhadas aos plantões reguladores presentes nas áreas de Medicina de Família/Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Dermatologia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Fonoaudiologia. Caso necessário, a teleconsultoria é encaminhada pelo plantonista a um especialista, de acordo com a lista de especialidades disponíveis no serviço:

especialidades_14

As teleconsultorias são respondidas pelos plantões reguladores em até 24 horas de Segunda a Sexta-feira. Para os especialistas o prazo de resposta é de até 48 horas.

Para maiores informações leia as orientações para uso do sistema de teleconsultorias.

Escala de teleconsultores plantonistas da RTMG

tc

_______________________________

[1] Brasil. Ministério da Saúde. Manual de Telessaúde para Atenção Básica. Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.