Sena Madureira – AC recebe o programa de Telediagnóstico em eletrocardiograma


09.02.2018

Aconteceu na última quinta-feira (08), evento de lançamento da Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) no Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde no município de Sena Madureira – AC.

A ONTD foi previamente implantada em outros quatro municípios do Acre: Rio Branco, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.  O estado foi selecionado como piloto e no projeto e teve a primeira implantação em setembro de 2017, tendo realizado 2056 eletrocardiogramas até janeiro de 2018.

Os laudos dos eletrocardiogramas são emitidos pelo Núcleo Estadual de Telessaúde de Minas Gerais HC-UFMG, definido nesse projeto como um Núcleo Especialista, por ter elevada capacidade instalada para emitir laudos de exames diagnósticos com qualidade e larga escala.

Mato Grosso será o próximo estado a participar da implantação da ONTD. A equipe do Núcleo Estadual de Telessaúde de Minas Gerais HC-UFMG estará em Cuiabá e no município de Sorriso no mês de fevereiro para realizar treinamento do sistema de telediagnóstico ECG para profissionais de saúde da região.

 

Posto de Saúde Elson Damasceno, onde o projeto funcionará em uma sala com equipamentos modernos e equipe especializada para a realização do exame de eletrocardiograma.

Fotos cedidas pela equipe do Telessaúde Acre