Seminário HealhRise Brasil acontece em Teófilo Otoni

02.05.2018

O Seminário HealthRise Brasil aconteceu em Teófilo Otoni-MG no dia 11 de abril de 2018. O evento contou com a presença de gestores de saúde dos dez municípios participantes, além de profissionais diretamente ligados ao desenvolvimento das ações do Projeto e alunos do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC). Os idealizadores e gestores do HealthRise Teófilo Otoni, tanto da UFVJM quanto da UFMG, também estiveram presentes. O evento foi prestigiado pelos representantes do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Maria Ângela Bouskela e da Medtronic Foundation, Mark Barone.

As atividades tiveram início pela manhã com a solenidade de abertura, seguida de uma conferência proferida pela Profª. Christiane Cimini (FAMMUC/UFVJM), que demonstrou a trajetória do Projeto, da sua concepção até os dias atuais. Em seguida, os municípios de Ataleia, Ladainha e Catuji, por meio dos respectivos coordenadores locais do Projeto, tiveram a oportunidade de apresentar suas vivências e os frutos das ações do HealthRise até o momento. O desfecho das atividades da manhã se deu com a mesa redonda presidida pelo Prof. Patrick Endlich (FAMMUC/UFVJM), que tratou dos fatores críticos de sucesso do Projeto. As atividades da tarde tiveram início com uma sessão de storytelling, onde pessoas portadoras de diabetes e hipertensão arterial, sob a orientação da Profª. Vânia Almeida (FAMMUC/UFVJM), deram depoimentos sobre o impacto das doenças em suas vidas. Na sequência, o NASF de Teófilo Otoni, representado pelo Educador físico Victor Ballarini, mostrou o desenvolvimento do trabalho dos grupos operativos e o sucesso da implantação dos grupos GAM (Gestão Autônoma de Medicamentos) e Ballint.

Em seguida, teve início uma sessão de premiação nas categorias de melhor pôster criado pelos municípios, especificamente para o evento, município com maior número de pessoas rastreadas e aqueles com maior número de pessoas em acompanhamento regular e pacientes controlados, nas duas patologias. Houve também o sorteio de livros cedidos pela autora, Profª. Milena Marcolino (UFMG). Ao final, Prof. Antonio Ribeiro (Rede de Teleassistência-HC/UFMG) encerrou o evento, parabenizando todos os membros das equipes pelos grandes feitos até o momento. Além disso, o Prof. Antonio Ribeiro pediu os presentes a permanecerem assíduos ao Projeto, para que os objetivos finais, todos em prol da população do Vale do Mucuri, sejam plenamente alcançados. O evento foi um grande sucesso e promoveu a demonstração e troca de experiências na condução do HealthRise em cada município.

Equipe Projeto HealthRise Brasil