Reunião dos coordenadores da RTMG

25.11.2016

Ocorreu no dia 18 de novembro de 2016, reunião geral com os coordenadores da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), no Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte. Foram apresentados os resultados dos projetos e dos setores (Financeiro, TI, Tele-educação, Teleconsultoria, Telediagnóstico, Produção científica) de 2016 e foram discutidos os objetivos e projetos para 2017.

A reunião dos coordenadores dos polos da RTMG acontece periodicamente e visa alinhar as ações regionais aos objetivos institucionais para evolução da dos serviços prestados.

Em 2016 um novo polo foi incorporado à RTMG. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) passou a fazer parte da Rede, juntamente com outras seis universidades públicas:  O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), centro coordenador da Rede, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Campus Cento-Oeste “Dona Lindu” (CCO) localizado em Divinópolis.

A RTMG termina o ano de 2016 com quase 3 milhões de laudos de eletrocardiogramas emitidos e mais de 92 mil teleconsultorias respondidas. Outros serviços de telediagnósticos oferecidos são laudos de MAPA, Holter, Retinografia e Espirometria, além do serviço de compartilhamento de infraestrutura para novos negócios em Telessaúde e a Tele-educação.

Entre as atividades em destaque de 2016, está a seleção de pesquisadores da RTMG pelo projeto HealthRise Brasil para condução de um projeto de melhoria da detecção, gestão e controle das doenças cardiovasculares e/ou diabetes na região do Vale do Mucuri, incluindo Teófilo Otoni e cidades adjacentes.  O projeto encontra-se em fase de planejamento e para finalizar esse estágio acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2016, uma reunião internacional liderada pela equipe da RTMG (HealthRise TO), com participação da equipe HealthRise – Vitória da Conquista, coordenada pelo Dr. Márcio Galvão, equipe do Hospital Sírio Libanês, Fundação Medtronic, pesquisadores do IHME (Institute of Health Metrics and Evaluation) de Seattle- EUA e Ministério da Saúde.

A HealthRise é uma iniciativa global,  fundada pela Medtronic Foudation e projetada para expandir o acesso a assistência às doenças cardiovasculares e diabetes entre as populações carentes do Brasil, África do Sul, Índia e Estados Unidos.