UFU

Informações Gerais

O Polo de Telessaúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é parte integrante do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU).

O polo de telessaúde está sediado no Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU) desde 2005, data da criação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), sendo responsável pelas atividades de telessaúde na instituição.

Seu coordenador, Prof. Elmiro Santos Resende, participou ativamente da elaboração, planejamento e implantação do Projeto Minas Telecardio, base da teleassistência a municípios remotos em Minas Gerais.

Os principais projetos do polo são o Projeto Tele Minas Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Projeto Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde e Projeto Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/RNP.

O polo apresenta robusta equipe clínica de especialistas teleconsultores, cardiologistas e em várias especialidades médicas, sendo responsável pela coordenação médica da telecardiologia da RTMG desde 2014.  Além disso, desenvolve atividades educacionais, sendo responsável pela tecnologia de videoconferência disponível para a comunidade acadêmica.

O polo integra vários pesquisadores da universidade, tendo desenvolvido pesquisas na área da telessaúde, contribuindo para a geração de conhecimento especializado e inovações.

O polo do HCU-UFU participa ativamente das atividades de implementação e manutenção dos projetos assistenciais nos pontos remotos do estado, por meio de visitas técnicas aos municípios, treinamentos locais e suporte técnico virtual.

Equipe

Contato

Av. Pará, 1720 – Campus Umuarama, CEP 38400-902, Uberlândia – MG

Telefone: 55 34 3218-2050 / 3212-9241

Acesse a página da instituição: http://www.ufu.br/

4