Teleconsultorias no apoio à atenção primária à saúde em municípios remotos no estado de Minas Gerais, Brasil


Marcolino MS, Alkmim MB, Assis TGP, Sousa LAP, Ribeiro AL. Teleconsultorias no apoio à atenção primária à saúde em municípios remotos no estado de Minas Gerais, Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(5/6):345–52

Objetivo: Analisar a utilização, efetividade e resolutividade das teleconsultorias realizadas pela Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG, um serviço público de telessaúde que presta serviços de teleconsultoria e telediagnóstico em cardiologia a 821 pontos de atenção à saúde) na atenção primária à saúde. Métodos: Estudo observacional e retrospectivo, que incluiu as teleconsultorias realizadas de abril de 2007 a dezembro de 2012. Uma amostragem das teleconsultorias realizadas de janeiro a maio de 2010 e janeiro a março de 2012 foi analisada quanto ao tipo de dúvida dos profissionais que fizeram a consulta. A satisfação e a resolutividade do serviço de teleconsultoria foram verificadas por meio de pesquisa de satisfação. Resultados: No período do estudo, 47 689 teleconsultorias foram realizadas. Enfermeiros (53,2%) e médicos (34,3%) foram os profissionais que solicitaram teleconsultorias com maior frequência. Os especialistas que mais frequentemente as responderam foram das seguintes áreas: medicina de família e comunidade (23,3%), dermatologia (19,8%), ginecologia (10,7%), clínica médica (8,8%), pediatria (6,6%) e enfermeiros (12,2%). A mediana de população dos municípios que enviaram teleconsultorias foi de 6 778 habitantes (intervalo interquartil [IQR] 4 425 a 10 805). A mediana de índice de desenvolvimento humano (IDH) foi 0,645 (IQR 0,577 a 0,690). As dúvidas mais frequentes foram sobre tratamento farmacológico, tratamento não farmacológico e etiologia. As teleconsultorias evitaram potenciais encaminhamentos em 80% dos casos e 94% dos profissionais de saúde relataram estar satisfeitos com o serviço. Conclusões: Os resultados mostram que a RTMG foi capaz de quebrar barreiras físicas no acesso à assistência e constitui-se como ferramenta importante e eficiente de educação permanente em serviço.

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