Uso da web como ferramenta para promoção de peso saudável em adultos com sobrepeso e obesidade

Resumo

Segundo dados de 2016 do Vigitel, inquérito epidemiológico realizado por amostragem de habitantes das capitais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal por via telefônica, a prevalência de obesidade, definida por índice de massa corporal (IMC) ≥30 kg/m2 , é de aproximadamente 20% entre adultos com 18 anos ou mais. A existência de um “ambiente obesogênico”, propício ao ganho de peso por favorecer hábitos de vida que levam ao desbalanço entre ingestão calórica e gasto energético, é apontado como principal fator para o aumento da prevalência de obesidade no mundo. Este aumento se associa a aumento de risco de doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásicas, à piora de qualidade de vida e aumento da mortalidade. Consequentemente, gera custos excessivos para a saúde pública. Dessa forma, o Ministério da Saúde, desde 2013, definiu o tema como prioritário em suas ações. Adicionalmente, definiu a meta de estabilização da incidência da obesidade e da melhora de indicadores de hábitos saudáveis de dieta e atividade física até o ano de 2019.

Para esse fim, a internet, cujo acesso domiciliar atinge 66% da população brasileira, pode constituir importante instrumento. Acessibilidade em áreas remotas, disponibilidade em qualquer horário e a grande número de indivíduos simultaneamente, confidencialidade e, potencialmente, menor custo em relação a métodos tradicionais são algumas das características que fazem das intervenções via internet particularmente atrativas para promoção de hábitos de vida. No entanto, a eficácia dessas intervenções em relação a métodos tradicionais ainda precisa ser investigada.

Desse modo, propõe-se realizar estudo randomizado controlado em que estudantes e funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que tenham IMC >=25 kg/m2 e intenção de perder peso serão alocados aleatoriamente a um de três grupos: (1) acesso à plataforma online, (2) acesso à plataforma online com acompanhamento individualizado de nutricionista através da própria plataforma, (3) grupo controle que receberá orientações por meios tradicionais, como reuniões, vídeos e livreto educativo. A plataforma online se utilizará de ferramentas de automonitorização de peso e de hábitos, como diários alimentares e contadores de calorias, textos com orientações em linguagem acessível, mensagens individuais e gerais, técnicas de gamificação (desafios) e suporte social via fóruns e chats para promover orientações sobre dieta, atividade física, outros hábitos de vida e terapias comportamentais que auxiliam na perda de peso. Tais recomendações são baseadas em evidências científicas e aplicadas à realidade brasileira. A 3 intervenção terá duração de 12 semanas e serão avaliados, em três e seis meses, os seguintes resultados: variação de perda de peso, como desfecho primário, e variações no IMC, no consumo calórico total, no número de porções diárias de frutas e vegetais e de bebidas adoçadas e no tempo de exercício físico semanal, como desfechos secundários. A hipótese a ser testada é de que o uso da plataforma online, independentemente do acompanhamento individualizado por nutricionista, auxilia na perda de peso de forma superior às técnicas mais tradicionais utilizadas no grupo controle.

Financiador

IATS – Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde

Participantes

Outros Participantes

André Queiroz de Andrade
Leonardo Andrade
Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz
Natacha Marcielle Vasconcelos
Roberta Sonia Alvares

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