Análise da gestão financeira de serviços de Telessaúde aplicados à Atenção Primária

Resumo

A Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/Ministério da Saúde (SGTES/MS) contratou o estudo “Análise da Gestão Financeira de Serviços de Telessaúde aplicados na Atenção Primária (APS)” para avaliar a sustentabilidade econômica de serviços de telessaúde como subsídio às decisões de investimentos do governo federal na área.

A análise de sustentabilidade econômica da aplicação da telessaúde na Atenção Básica se baseia na comparação de custos em duas situações:

  • atendimento presencial (o paciente é atendido na Atenção Básica e posteriormente encaminhado a atendimento especializado);
  • atendimento a distancia (o médico na Atenção Básica recebe suporte a distancia pela telessaúde evitando assim o encaminhamento do paciente).

A análise mostrou que a utilização da telessaúde nas condições dos municípios estudados e do Centro de Telessaúde é mais barata que o atendimento presencial e que os parâmetros mais importantes são a resolutividade do atendimento a distancia e o custo do encaminhamento dos pacientes.

Período: 2007/2008

Financiador

  • Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) / Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/Ministério da Saúde (SGTES/MS).

Participantes

Outros Participantes

  • Mônica Pena de Abreu
EnglishPortuguese