Participação da Rede de Telessaúde de Minas Gerais no Congresso Internacional de Eletrocardiologia 2018 em Chiba, Japão


03.08.2018

A Rede de Telessaúde de Minas Gerais, representada pelo seu coordenador, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, participou do Congresso Internacional de Eletrocardiologia 2018 (ICE 2018) na cidade de Chiba, Japão, entre os dias 28 e 30 de junho de 2018.

Durante o evento, Antonio Ribeiro, presidente eleito da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia, apresentou as palestras ECG and electronic cohorts for big data e Role of HRV in prediction of risk of death in sepsis e coordenou a competição de jovens pesquisadores.

Apesentou também o trabalho desenvolvido na RTMG Evaluation of the mortality in patients with atrial fibrillation in a large electronic cohort: Clinical Outcomes in Digital Electrocardiography (CODE) study (autores: Gabriela Paixão, Paulo Gomes, Luis Gustavo Silva, Milton Ferreira, Derick Oliveira, Jamil Nascimento, Jessica Canazart, Leonardo Ribeiro, Milena Marcolino, Antonio Luiz Pinho Ribeiro).

O ICE 2018 reuniu o 45º Congresso da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (ISE) e o 18º Congresso da Sociedade Internacional de Holter e Eletrocardiografia não invasiva (ISHNE). Além disso, o 38º Congresso da Sociedade Japonesa de Holter e Eletrocardiografia não invasiva (JASHNE) e o 33º Congresso da Sociedade Japonesa de Eletrocardiologia Informatizada (JSCE) aconteceram no mesmo local.

O Congresso teve como foco o ECG, desde o diagnóstico não invasivo até o prognóstico, abrangendo eletrofisiologia básica, novos métodos de processamento de sinais do Holter, técnicas prognósticas de ECG para prevenção de morte súbita cardíaca, aplicações de agentes antiarrítmicos e anticoagulantes orais diretos e o uso adequado de dispositivos implantáveis.

O Congresso de 2020 será organizado pela Rede de Telessaúde de Minas Gerais e acontecerá em Belo Horizonte. Diversos profissionais envolvidos no campo do ECG e arritmia serão convidados a se juntarem a nós neste evento científico mundial.