Participação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais na Mostra Inova Minas FAPEMIG 2017

20.09.2017

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) participou da Mostra Inova Minas 2017 que ocorreu na Praça da Liberdade em Belo Horizonte entre os dias 15 e 17 de setembro de 2017.

A Mostra Inova Minas FAPEMIG é um evento que busca divulgar, junto à sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais. Para isso, são apresentados projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano. A seleção dos trabalhos expostos acontece por meio do envio de um vídeo de curta duração, no qual o pesquisador apresenta seu tema de estudo, impactos e resultados. Esses projetos são escolhidos com base nos resultados gerados e em sua capacidade de criar soluções e gerar renda e riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia.

A RTMG apresentou dois projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG): “Análise econômica da aplicação da Telessaúde na triagem da retinopatia diabética nos Centros Hiperdia do Estado de Minas Gerais (telerretinografia)” e “Rede de Teleassistência de Minas Gerais – Inovação em Telessaúde”.

A telerretinografia consiste em um sistema que capta e envia para oftalmologistas da Rede as imagens da retina de pacientes diabéticos em pontos remotos no interior do estado. Esses profissionais analisam as imagens e emitem o laudo que é devolvido à Unidade de Saúde pela Internet. Em um estudo econômico foi calculada uma redução de 95% do custo dos exames de fundo de olho na população diabética pelo sistema de telessaúde.

A RTMG é uma das redes de pesquisa da FAPEMIG, formada pela parceria de sete universidades mineiras desde 2005, com o objetivo de desenvolver atividades de extensão, pesquisa e educação em telessaúde, que está presente em 780 municípios de Minas Gerais.

A primeira edição do evento aconteceu em 2015 e reuniu 1500 pessoas o Palácio das Artes. Em 2016, a Mostra aconteceu na Praça da Liberdade, durante três dias, e mobilizou mais de 15 mil pessoas.

Assista o vídeo de participação da RTMG na Mostra Inova Minas FAPEMIG