I Reunião de Telemedicina e Telessaúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Saúde Digital em Língua Portuguesa

13.09.17

Acontece nos dias 13 e 14 de setembro de 2017 na Sala de Conferências do Palácio do Governo, na cidade de Praia – Cabo Verde, a I Reunião de Telemedicina e Telessaúde da CPLP: Saúde Digital em Língua Portuguesa. A co-coordenadora do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Beatriz Alkmim, representa a Rede de Teleassistência de Minas Gerais no evento e realiza apresentação sobre a rede nacional de telediagnóstico.

A iniciativa ocorre devido a uma parceria do Ministério da Saúde do Brasil com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP (Rede Universitária de Telemedicina – RUTE), a Fundação Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde de Cabo Verde e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional criada em 1996 para cooperação entre países lusófonos. Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste, São Tomé e Príncipe constituem a organização atualmente.

A reunião tem como objetivo discutir o roteiro estratégico de implantação da telessaúde nos países de língua portuguesa, além de destacar pontos como o potencial uso da língua portuguesa como fator de agregação entre profissionais de saúde, os desafios para a organização dos serviços de saúde e para a integração entre serviços, como também avaliar as intervenções e planejamento a médio e longo prazo.

Assista a reportagem da radiotelevisão caboverdiana.

Beatriz Alkmim, co-coordenadora do Centro de Telessaúde do HC-UFMG

Luiz Messina, coordenador da rede RUTE