Evento em Vitória da Conquista marca lançamento da Oferta Nacional de Telediagnóstico na Bahia

13.11.2017

A equipe do Núcleo Estadual de Telessaúde de Minas Gerais HC-UFMG esteve presente entre os dias 06 e 09 de novembro em Vitória da Conquista para a implantação da Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) no estado da Bahia.

A Bahia é o segundo estado do Brasil a fazer parte da oferta nacional do Ministério da Saúde. O evento de lançamento da ONTD contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre prefeitos, secretários e profissionais de saúde, além de representantes do Ministério da Saúde, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O Diretor Estadual de Atenção Básica de Saúde da Bahia, José Cristiano Soster, apresentou dados do Telessaúde Bahia, as etapas de implantação e como foi o processo de eleição dos municípios para essa primeira fase, já que nove municípios da região já poderão solicitar os laudos a distância a partir de agora.

Kátia Alves, representante do Ministério da Saúde, apresentou os dados gerais da Oferta e do andamento do serviço no Acre e Renato Minelli, consultor de gestão e economia do Núcleo de Telessaúde do HC-UFMG, expôs os resultados do telediagnóstico em Minas Gerais.

O Telessaúde HC-UFMG, responsável pelo serviço de tele-eletrocardiografia na ONTD, realizou treinamentos na Plataforma Nacional de Telediagnóstico durante o evento e também em uma Unidade Básica de Saúde no município de Dom Basílio.

Confira aqui as fotos do evento