Coordenador do Centro de Telessaúde do HC-UFMG é eleito presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (ISE)


28.07.2017

Antônio Luiz Pinho Ribeiro é o único brasileiro que integra a diretoria da instituição internacional

Coordenador de Pesquisa e Inovação do Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o médico e professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro foi eleito presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (ISE) para o biênio 2019-2021 durante o “44th International Congresson Electrocardiology & 17th Congresso of the International Society for Holterand Noninvasive Electrocardiology”, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de junho em Portland, no estado norte-americano de Oregon. Ele, que também coordena o Centro de Telessaúde e o Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do HC-UFMG, é o único brasileiro que integra a diretoria da instituição internacional.

Antônio Luiz faz parte da ISE há 15 anos, quando foi premiado como jovem cientista pela instituição.De lá para cá, o médico recebeu diversos outros prêmios nacionais e internacionais, como o International Health Promotion Award, em Roma, em 2011. Segundo ele, a atuação no HC-UFMG ajudou-o na conquista do posto na Sociedade Internacional de Eletrocardiologia. “O HC-UFMG sempre teve um setor de eletrocardiografia muito forte. A Rede de Teleassistência de Minas Gerais, a qual eu coordeno, também tem a eletrocardiografia como seu carro-chefe e me deu uma boa visibilidade”, afirmou.

Para o professor, estar à frente da sociedade dará ainda mais destaque ao Hospital das Clínicas da UFMG, reforçando cada vez mais a sua expertise na área. “Em médio prazo, acredito que essa visibilidade trará mais financiamento, parceria cientifica, troca de experiências e intercâmbio de pessoas. Certamente, abrirá um leque de possibilidades de internacionalização”, garante.

A Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (ISE) existe desde 1959 e organiza congressos internacionais em eletrocardiologia anuais desde 1974. Em 2020, o Congresso Internacional de Cardiologia será em Belo Horizonte.

Por Luna Normand de Assis Rocha

 Coordenador do Centro de Telessaúde é eleito presidente