Cooperação Internacional com a Universidade de Caldas

Na primeira semana de novembro a equipe do Centro de Telessaúde HC/UFMG esteve na Colômbia para formalizar uma cooperação com a Universidade de Caldas na área de Telessaúde e participar  do 2º Simposium Internacional de Telemedicina em Manizales.

A parceria do CTS HC/UFMG com o Grupo de Telemedicina de Caldas  começou a ganhar forma em Fevereiro de 2011 quando uma delegação colombiana integrada por membros do Grupo de Telemedicina da Universidade de Caldas visitou o Centro de Telessaúde. Na oportunidade foram discutidos temas comuns aos dois grupos de telessaúde e a visita culminou num desejo comum de formatar um Plano de Trabalho específico na  área de telessaúde uma vez que as Universidades já mantém um acordo de cooperação bilateral  desde 2009 em outros campos de interesse mútuo.

O plano de trabalho elaborado pela equipe do Centro de Telessaúde com apoio da Assessora de Cooperação Internacional, Corinne Imbs, foi apresentado e discutido com a equipe de Caldas para validação e concordância ente as partes. No dia 3 de novembro com a presença do reitor da Universidade de Caldas, Ricardo Gómez Girado o plano de trabalho foi formalmente assinado pelas partes. O acordo objetiva o desenvolvimento de atividades colaborativas na área de teleassistência, pesquisa em telessaúde e mobilidade de técnicos, docentes e alunos.

Nos dias 3 e 4 foi realizado o 2º  Simposium  Internacional de Telemedicina organizado  pela  Faculdade de Ciência  da Saúde da Universidade de Caldas e  Universidade Aberta da Catalunya (UOC) . O evento contou com a participação de  nove conferencistas internacionais convidados entre eles  Dra. Beatriz Alkmim e Prof. Renato Minelli com a exposição dos temas “  Buenas praticas em Telemedicina” e  “Sostentabilidad em Telesalud”, respectivamente.

O Diretor de Estudos e Ciência de Saúda da UOC, Francesc Saigí Rubió, que já estava anteriormente em contato com a coordenadora do Centro de Telessaúde, Dra Beatriz, formalizou o convite para que o CTS HC/UFMG integre o Cluster Iberoamericano de Colaboração Universitária em  Telemedicina (CICUT). Outros frutíferos contatos, com perspectivas futuras de novos acordos internacionais foram feitos com representantes da Universidade Central da Venezuela e Sistema Econômico Latino americano (SELA),  uma organização intergovernamental da Venezuela  integrada por países da América Latina e Caribe. O SELA promove e fomenta atividades de discussão e cooperação em assuntos relacionados a área econômica.